Na noite desta segunda-feira (26) uma nave da NASA bateu em um asteroide em uma tentativa de mudar a sua rota. O teste, parte da missão DART (Double Asteroid Redirection Test, ou teste de redirecionamento de asteroide duplo) aconteceu por volta de 20h20 (horário de Brasília), e foi considerado bem-sucedido. Os resultados detalhados devem estar disponíveis em breve.
O impacto foi realizado contra o asteroide Dimorphos, de 160 metros de diâmetro. Junto do asteroide Didymos (de 780 metros de diâmetro), Dimorphos compõe um sistema duplo de asteroides.
O evento aconteceu em uma localização no espaço a mais de 17 milhões de quilômetros da Terra, e foi transmitido ao vivo pela NASA (com 38 segundos de atraso nas imagens devido à distância). A velocidade da colisão foi de mais de 24 mil km/h, segundo a agência espacial.
Agora, uma equipe de cientistas vai investigar como o impacto mudou a trajetória do asteroide dentro desse sistema de asteroides. Assim, será possível saber se esse tipo de missão “suicida” pode salvar a Terra no futuro, caso algum grande asteroide entre em rota de colisão com o planeta. O sistema atingido no teste não representava nenhum perigo real.
Em vídeo publicado no Twitter, Bill Nelson, administrador da NASA, parabenizou a equipe pelo teste e diz que está ansioso para conferir os resultados.
“Acredito que [a missão] vai nos ensinar a como proteger nosso planeta de algum asteroide no futuro. Mostramos que a defesa planetária é um empreendimento global, e que é possível salvar nosso planeta”, disse Nelson.