A estudante Isabela de Oliveira Gotardi matriculada no primeiro ano do Ensino Médio turno matutino, da Escola Estadual Professora Cleuza Aparecida Vargas Galhardo, participou nos dias 5 e 6 deste mês da Feira de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul em Dourados (IFMS).
Na ocasião Isabela apresentou o projeto “Drone Auxiliado com Inteligência Artificial – Ascletro”. O trabalho foi orientado pela professora de Física, Ariélly Dayane Teixeira Gazola e coorientadora pela coordenadora pedagógica, Gisele da Silva Campos.
Isabela foi premiada com o 4° Lugar na categoria Projeto Multidisciplinar.
Segundo a diretora Nilza Elena Zambão, o projeto tem por objetivo desenvolver através do auxílio da inteligência artificial um drone capaz de rastrear áreas distintas que ajudaria no combate de animais mantidos em cativeiros, visto que se trata de uma prática clandestina que movimenta bilhões de reais por ano em nosso país, além de colocar várias espécies de animais em extinção.
“Portanto, a proposta do projeto da estudante Isabela é de auxiliar no combate ou mesmo na redução dos índices de animais que sofrem com a caça predatória no Brasil”, observou a diretora.
Isabela foi premiada com o 4° Lugar na categoria Projeto Multidisciplinar.
A diretora Nilza Elena Zambão que acompanhou a estudante nos dois dias, disse que a escola foi muito bem representada e ficou muito feliz pelo empenho e dedicação da aluna. “Vale ressaltar que ações como estas são sempre incentivadas dentro do ambiente escolar por toda a equipe gestora, pois favorece no processo de ensino-aprendizagem e estimula o interesse dos demais estudantes em participar de eventos como esse, divulgando a ciência e a tecnologia”, finalizou.




