As Eleições 2022 chegaram junto com diversas dúvidas do que pode ou não levar no dia da votação. Isso é normal, principalmente visto que houve diversas mudanças nas regras recentemente e se trata de um ato cívico que é realizado mais ou menos a cada 2 anos — muitas pessoas esquecem.

Com o objetivo de ajudar você a se organizar, tanto no primeiro como no segundo turno, e evitar transtornos na hora da votação, a equipe do CpoNews criou esse guia simples e completo com as principais dúvidas do que pode ou não ser levado no dia da votação. Confira!
Posso levar o celular para votar nas Eleições 2022?
A maior dúvida dos cidadãos em relação à votação de 2022 é a do uso do celular. O Tribunal Superior Eleitoral proibiu, a partir da votação deste ano, o uso do celular dentro da cabine de votação.
O aparelho se junta a máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação ou qualquer outra ferramenta ou mecanismo que comprometa a principal característica do voto: o sigilo.
O celular pode ser usado na apresentação do e-Título, mas ficará resguardado com a equipe de mesários enquanto ocorre a sua votação. Quem se recusar a entregar qualquer um dos aparelhos, será impedido de votar.
Se você costuma utilizar o celular para fazer sua “cola” dos candidatos e números, precisará substituir pelo papel anotado de forma física, como falaremos mais a frente.
Posso levar o e-Título para votar?
No dia da votação, seu e-Titulo é mais do que bem-vindo para verificar os detalhes do seu local de votação. Já título de eleitor pode ser apresentado juntamente com um documento com foto para sua identificação.
Você pode utilizar RG, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Identidade social, Passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, Carteira de categoria profissional reconhecida por lei ou certificado de reservista. Certidões de nascimento ou casamento não valem!
Sendo assim, tanto o título físico como o e-Título seguem sendo recomendados pela Justiça Federal. Mas lembre-se: o celular só pode ser usado até entrar na cabine.
Posso levar cola para votar?
Sabemos o quanto pode ser difícil lembrar do número de todos os candidatos que você irá votar, especialmente os de Deputado Estadual e Federal.
Junto deles, em 2022, ainda votamos para Presidente, Governador e Senador. São 5 números para digitar na cabine de votação.
Por isso, a chamada “cola” ou até mesmo os “santinhos” são incentivados na hora de votar. Assim podem ser utilizados, desde que sejam todos físicos e de papel, evitando organizar as informações pelo celular.
Para ajudar o eleitor, o TSE criou uma cola virtual própria, que separa os números por ordem de cada candidato, exatamente na sequência que você irá inserir dentro da urna. O documento pode ser acessado por meio deste link e permite que o eleitor imprima ou copie o esquema à sua própria maneira.
Outra forma de facilitar o conhecimento de todos, é o simulador de urna, também criado pelo Tribunal Superior Eleitoral. O acesso ao simulador permite que você realize um teste em uma urna similar a que você encontrará na cabine e possui um guia de voz para acessibilidade.
Posso levar criança para votar?
Os filhos são outro assunto muito abordado na hora do voto. Se não há com quem deixar, a criança acaba acompanhando os pais durante o pleito.
Sobre a proibição deste assunto, não há uma regulamentação direta. Porém, é recomendado que o mesário, como autoridade máxima dentro da sessão, decida se a criança pode ou não entrar com os pais na cabine.
Outro ponto é que sempre será mantido o princípio constitucional do sigilo do voto, segundo a recomendação do TRE de cada Estado. Algumas seções eleitorais costumam ter cadeiras para crianças maiores, para que elas aguardem a conclusão do voto.
E agora, ficou mais fácil se organizar para exercer sua maior ação de civilidade nas Eleições 2022? Confira um vídeo resumido do Senado:
Fique atento e separe os documentos antes da votação, sempre definindo seus pertences e obrigações com base no que pode ou não levar no dia da votação.
Para mais conteúdos sobre as Eleições 2022, continue de olho aqui no CpoNews. Iremos mantê-lo atualizado sobre esse período brasileiro tão importante. Bom voto!